Entendemos
que a leitura é uma prática social, que precisa ser aprendida, e a escola é o
local de aprendizagem da leitura, tanto dos processos de alfabetização quanto
da apropriação dos textos disponíveis. A escola deve apoiar e estimular
práticas de leitura, ampliando as experiências dos alunos através de novas e
diversas possibilidades de leitura. Ele é um meio de nos comunicarmos com o
mundo, ter contato com novas ideias pelas palavras e olhares de outras pessoas.
Ampliar
as oportunidades de leitura é essencial na formação de leitores críticos, por meio do exercício da imaginação, da criatividade,
da expressão de si e do outro, conhecendo outras realidades, conflitos e
anseios da humanidade. A literatura favorece o autoconhecimento e a compreensão
do mundo, e é papel da escola viabilizar o acesso ao acervo existente.
Para
tanto, percebemos o potencial do livro Nos
sonhos de Quintana, que abre o acesso as obras do grande poeta gaúcho Mário
Quintana. Ao apresentar essa grande personalidade literária, pretendemos
inspirar nossos alunos, mostrando elementos que contribuíram para que ele fosse
o que foi.
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